funcionalismo

Número de servidores municipais cresceu 175% em 20 anos, diz Ipea

Deni Zolin

Foto: Diário de Santa Maria

Dados do Ipea revelam que o número de servidores municipais cresceu 175% em duas décadas. De 1995 a 2016, o total de funcionários nas cidades brasileiras saltou de 2,4 milhões para 6,5 milhões - a população no Brasil cresceu 28%. Claro que parte desse aumento se deve à criação de 1.456 novos municípios, de 1985 a 2003 (expansão de 35%), e ao grande crescimento de serviços de saúde, educação e assistência social que foram assumidos pelas prefeituras. Porém, isso ajuda a entender por que metade das cidades brasileiras está atrasando pagamentos a fornecedores para pagar os salários do funcionalismo em dia. O que preocupa também é a eficiência dos serviços prestados e se essa ampliação de servidores está dando o retorno esperado pela população.

CNJ aprova novo auxílio-moradia para magistrados

Em todo o país, porém, o volume de servidores públicos nas três esferas de Poder saltou 60% no mesmo período - de 7,5 milhões para 12 milhões. O estudo inclui Executivo, Legislativo e Judiciário e exclui empresas públicas ou de economia mista.

O número de servidores federais, com vínculos civis e militares, passou de 950 mil, em 1995, para 1,2 milhão, em 2016 - alta de 25%. Nos Estados, o total de funcionários evoluiu de 2,9 milhões para 3,7 milhões no período (28%).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Votação da prorrogação do ICMS demonstrou maturidade política Anterior

Votação da prorrogação do ICMS demonstrou maturidade política

R$ 31 milhões do PAC serão usados para fazer 6 obras em Santa Maria Próximo

R$ 31 milhões do PAC serão usados para fazer 6 obras em Santa Maria

Política